Cinemática vetorial é a
que trata de movimentos levando em conta mais de uma dimensão,
com posição, velocidade e aceleração dados em termos de vetores.
Num estudo vetorial, a velocidade média de um móvel é um conceito que
envolve módulo, direção e sentido. A velocidade vetorial média não mostra o
tipo de movimento entre os pontos A e B, nem a trajetória do móvel.
É importante lembrar que as grandezas vetoriais exigem valor
numérico, unidade de medida, direção e sentido. Nesse contexto também temos os
conceitos de deslocamento, velocidade, aceleração e força.
Graficamente, um vetor é
representado por um segmento orientado de reta.
Conheça os elementos
de um vetor:
· Direção – Determinado pela reta
suporte (r) do vetor.
· Módulo – Determinado pelo
comprimento do vetor.
· Sentido – Determinado pela
orientação do segmento.
OPERAÇÕES COM
VETORES
ADIÇÃO
Dados
dois vetores u e v , define-se o
vetor soma u + v , conforme indicado nas figuras
abaixo.
Regra
do triângulo
|
![]() |
Considerando-se
a existência do vetor oposto -v ,
podemos definir a diferença u - v , como sendo igual
à soma u + ( -v ) .
à soma u + ( -v ) .
MULTIPLICAÇÃO POR UM ESCALAR
Dado
um vetor u e um escalar l Î
R, define-se o vetor l .u , que possui a mesma direção de u e sentido
coincidente para l > 0 e sentido oposto para l < 0. O módulo do vetor l .u será
igual a
|l |.u .
PRODUTO INTERNO DE VETORES
Dados
dois vetores u e v , define-se o
produto interno desses vetores como segue:
u . v =
u . v . cos b onde u e v são os módulos dos vetores e b o ângulo formado entre
eles.
Da
definição acima, infere-se imediatamente que:
a)
se dois vetores são paralelos, (b = 0º e cos 0º = 1) então o produto interno
deles, coincidirá com o produto dos seus módulos.
b)
o produto interno de um vetor por ele mesmo, será igual ao quadrado do seu
módulo, pois neste caso,
b = 0º e cos 0º = 1 \ u.u =
u.u.1 = u2
c)
se dois vetores são perpendiculares, (b = 90º e cos 90º = 0) então o produto
interno deles será nulo.
d)
o produto interno de dois vetores será sempre um número real.
e)
o produto interno de vetores é também conhecido como produto escalar.
CÁLCULO DO PRODUTO INTERNO EM FUNÇÃO DAS COORDENADAS DO VETOR
Sejam
os vetores u =
(a, b) = a i +
b j e v = (c, d) = c i + d j
Vamos
multiplicar escalarmente os vetores u e v.
u.v =
(a i + b j).(c i +
d j) = ac i.i +
ad i.j + bc j.i + bd j.j
Lembrando
que os versores i e j são
perpendiculares e considerando-se as conclusões acima, teremos:
i.i = j.j =
1 e i.j = j.i = 0
Daí,
fazendo as substituições, vem:
u.v = ac . 1 + ad . 0 + bc . 0 + bd . 1 =
ac + bd
Então
concluímos que o produto interno de dois vetores, é igual à soma dos produtos
das componentes correspondentes ou homônimas.
Unindo
a conclusão acima, com a definição inicial de produto interno de vetores,
chegamos a uma importante fórmula, a saber:
Sejam
os vetores: u =
(a,b) e v = (c, d)
Já
sabemos que: u.v =
u.v.cosb = ac + bd
Onde
u e v correspondem aos módulos dos vetores e a, b, c, d são as suas
coordenadas.
Portanto, para determinar o ângulo formado por dois vetores, basta dividir o
produto interno deles, pelo produto dos seus módulos. Achado o coseno, o ângulo
estará determinado.
Veremos
um exercício de aplicação, no final deste arquivo.
Vamos
demonstrar o teorema de Pitágoras, utilizando o conceito de produto interno de
vetores.
É
óbvio que: w = u + v
Quadrando
escalarmente a igualdade vetorial acima, vem:
w2 = u2 + 2.u.v + v2
Dos
itens (b) e (c) acima, concluímos que w2 = w2 , u2 = u2 , v2 = v2 e u.v =
0 (lembre-se que os vetores ue v são
perpendiculares).
Assim,
substituindo, vem:
w2 = u2 + 2.0 + v2 , ou, finalmente: w2 = u2 + v2 (o quadrado da hipotenusa é igual à
soma dos quadrados dos catetos).
Vetor Posição
Imagine um móvel deslocando-se em uma trajetória aleatória, com uma origem O.
Se colocarmos um plano cartesiano situado nesta origem, então poderemos localizar o móvel nesta trajetória por meio de um vetor.
O vetor
é chamado vetor deslocamento e possui módulo, direção e sentido.
Velocidade
Vetorial
Vetor Velocidade Média: Considere-se um móvel percorrendo a trajetória do gráfico acima, ocupando posições
e
nos instantes
e
, respectivamente.
Sabendo que a velocidade média é igual ao quociente do vetor deslocamento pelo intervalo de tempo:
Observação:
O vetor velocidade média tem a mesma direção e sentido do vetor deslocamento, pois é obtido quando multiplicamos um número positivo 
pelo vetor
.
Vetor Velocidade Instantânea: Análogo à velocidade escalar instantânea, quando o intervalo de tempo tender a zero (
), a velocidade calculada será a velocidade instantânea.
então: 
Aceleração
Vetorial
Vetor Aceleração Média: Considerando um móvel que percorre uma trajetória qualquer com velocidade
em um instante
e velocidade
em um instante posterior
, sua aceleração média será dada por:
Observação:
Assim como para o vetor velocidade, o vetor aceleração terá o mesmo sentido e mesma direção do vetor velocidade, pois é resultado do produto deste vetor (
) por um número escalar positivo,
.
Vetor Aceleração Instantânea: A aceleração vetorial instantânea será dada quando o intervalo de tempo tender a zero (
).
Sabendo esses conceitos, podemos definir as funções de velocidade em função do tempo, deslocamento em função do tempo e a equação de Torricelli para notação vetorial:
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